quinta-feira, 17 de julho de 2008

O que é o Belô Poético?

O Belô Poético é um evento idealizado e organizado pelos poetas Rogério Salgado e Virgilene Araújo, desde de 2005.
Congrega as mais diversas vertentes poéticas do Brasil e do exterior.

Desde a primeira edição, acontecida no colégio Instituto de Educação de MG, em que participei, inclusive, de duas Mesas de debates, já contou com importantes presenças literárias de todo o estado e do país, como Ademir Bacca, organizador do Congresso de Poesia em Bento Gonçalves, RS e Tanussi Cardoso, do Presidente do Sindicato de Escritores do RJ.
A partir do segundo, o encontro acontece no Sesc Laces, R. Caetés, Centro.

No 3º Belô Poético, em 2007, tive a honra de ser uma das homenageadas, pelo meu trabalho cultural desenvolvido ao longo dos anos. Nesta quarta edição, teve a presença do poeta visual português Fernando Aguiar, entre as demais ilustres presenças, e o Sarau Lítero-musical no Café/Livraria Status, na Savassi, foi espetacular!

E no domigo, 13, último dia, tivemos duas ótimas Oficinas, a de livros artesanais, com Léa Lu, e a de poesia, com cheiros e sabores, oferecida por Inez Alves e Diovvani Mendonça, idealizador do Projeto Pão & Poesia, do qual ainda falaremos, em breve. Além disso, um belo passeio pela cidade histórica de Sabará.
Aguardamos todos vocês para o próximo, quinto ano, do Belô, para o qual já se preparam grandes novidades!

tânia diniz

Imagens de Belô

ou melhor, do Belô Poético que aconteceu semana passada em BH/MG.
Artur Gomes (poeta e performer, campos-rj ), Tânia Diniz, Brenda Mars (poeta, performer, fotógrafa), Carlos Gurgel (poeta e performer de natal/rn) e Fátima Boerchet (poeta/rj)

Artur Gomes, Tânia Diniz, Brenda Mars com Rogério Salgado, idealizador do belô poético e, de chapéu, Ricardo Evangelista, poeta, cantor, compositor, coord. do centro cultural lagoa do nado, bh.


Marco Llobus, poeta, músico, produtor cultural e Tânia Diniz

fotos: Brenda Mars