quinta-feira, 6 de maio de 2010

Homenagens e notícias!


Hoje à tarde estarei, cheia de alegria, fazendo uma apresentação poética pelo Dia das Mães na RegionalCentro-Sul da Prefeitura - PBH.

JÁ COM MINHAS HOMENAGENS A TODAS AS MÃES,DE TODOS OS TEMPOS, PELO NOSSO DIA, ESTE ANO, NO PRÓXIMO DOMINGO 09 DE MAIO!!!!!!!!

No próximo dia 12 de maio, 15hs, estarei ministrando Oficina de Haicai para a criançada das escolas convidadas do CENTRO CULTURAL URUCUIA!E no dia 19/5, outra Oficina, no Centro Cultural Salgado Filho.


Plena de sucesso, saindo da COHAB,
chegou ontem ao Centro Cultural Urucuia a
I  Mostra Mineira de Haicai Mulheres Emergentes!
a badalada exposição itinerante, organizada por mim em 2008, homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil e ao ME.


DIA 24 DE ABRIL PP. TIVEMOS UM DELICIOSO ENCONTRO DE AMIGOS E PÚBLICO,NO SARAU CAFÉ COM POESIA, NO CENTRO CULTURAL PADRE EUSTÁQUIO! De onde saí voando para uma pousada, perto de Ouro Preto, onde meu grupo de estudos me esperava para mais um trabalho de campo. Foi uma delícia, também!
No Sarau, nos apresentamos: Clevane Pessoa, Márcia Araújo, Rogério Salgado e eu, Tânia Diniz!
Clevane se despedia pois na segunda, partiria para o nordeste, em viagem poética e de homenagens.


Homenagem à minha amiga Clevane,
que recebeu o convite para voltar à terra natal, pela seu trabalho cultural.
Aí vai uma pequena mostra do que foi sua bela viagem...

Transcorreu durante toda a terça-feira, 4 de maio, a recepção oferecida pela Câmara Municipal e Prefeitura de São José de Mipibu à escritora mipibuense Clevane Pessoa de Araújo Lopes.



A programação começou com uma sessão solene realizada na Câmara de Vereadores, dentro do projeto Câmara Cultural. Autoridades municipais, agentes culturais e demais convidados participaram da sessão.


Representando a prefeita Norma Ferreira, que estava numa reunião no Tribunal Regional do Trabalho em Natal, no mesmo horário, o vice-prefeito José Arizio Fernandes falou durante a sessão da alegria dos mipibuense em travarem contato com uma filha da terra tão ilustre. “Esta é uma feliz oportunidade de todos nós, mipibuenses, conhecermos o trabalho, a trajetória e o valor literário de uma filha da terra que muito nos enobrece”, disse Arízio.


Por sua vez, o presidente da Câmara, vereador Kéricles Alves Ribeiro-Kerinho, afirmou que a Câmara Cultural vem cumprindo com o papel de divulgar, incentivar e valorizar os agentes culturais do município. Ele pediu que Clevane, hoje residente em Minas Gerais, não deixe mais de manter contatos com sua terra. “Você é um exemplo para as atuais e novas gerações. Eu gosto muito de literatura, até vinha escrevendo alguns, mas a atividade política me desviou de foco”, disse Kerinho, revelando que pretende ainda escrever três livros, um deles sobre a trajetória do líder político , um deles sobre a trajetória do líder político Vivaldo Costa,outro sobre a sua infância em São José do Seridó e um outro sobre desenvolvimento municipal. “Estaremos ainda este ano promovendo mais eventos para incrementar a cultura de nossa cidade”, concluiu Kerinho, agradecendo o apoio e a parceria dos seus colegas vereadores e da população em geral.


Fazendo a saudação a Clevane, em nome dos vereadores, a vereadora Socorro Morais enalteceu o fato da escritora disponibilizar seus livros gratuitamente na internet. “Quem faz isso é porque se preocupa com as novas gerações. Seja uma embaixadora na defesa de sua terra, trabalhando junto conosco pelo desenvolvimento de nossa cidade”, conclamou Socorro Morais.


Clevane Pessoa se emocionou muito durante toda a sessão Solene. “Estou feliz por retornar à minha terra”, afirmou, traçando um pouco de sua trajetória, com passagens por diversos Estados do Brasil. Ela fez questão de doar vários livros de sua autoria para a Biblioteca Pública Câmara Cascudo.


Clevane trouxe uma comitiva em sua companhia. Entre os presentes estava a escritora presidente da Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte, Zelma Furtado, a escritora de São Tomé e Príncipe, radicada em Portugual, Inocência Mata


(Reportagem: João Maria Freire)




A cônsul poeta Del mundo no RN, Deth Haak, a poeta del mundo Vivi Viana, os trovadores Pedro Grilo Neto e Ademar Macedo e o vereador natalense Aquino Neto. Familiares da escritora residentes em Natal, também estiveram presentes.


Poetas locais fizeram questão de recitar poesias em homenagem à Clevane. Maria Wedna de Carvalho, Neli Andrade e Arlindo Izaías de Macedo apresentaram composições poéticas de sua autoria.


A estudante Aldenora Silva, da Escola Municipal Júlio Ferreira da Silva, em Laranjeiras dos Cosmes emocionou a todos pela sua tenra idade, apresentando interpretações do hino de São José de Mipibu e uma canção em que invocou a paz no mundo.


VISITAS


Logo após a sessão solene foi oferecido um almoço pela pela Prefeita Norma Ferreira na fazenda Lagoa do Fumo de propriedade do casal Janilza e Manuel. Clevane e comitiva estiveram visitando a Igreja Matriz e as Escolas: Municipal Júlio Ferreira da Silva, em Laranjeiras dos Cosmes e Estadual Barão de Mipibu, onde recebeu presentes e alunos fizeram apresentações culturais em sua homenagem. Ela esteve ainda na Associação Cultural Cajupiranga, presidida por Amauri Freire e na Biblioteca Pública Câmara Cascudo.


A vereadora Socorro Morais, o chefe de gabinete da prefeitura, João Maria Freire (representando a prefeita Norma Ferreira) e a assessora de Comunicação da Câmara Francineide Dias, representando o presidente Kériclis Alves, acompanharam a escritora durante toda a sua estada em São José de Mipibu.
(Reportagem: João Maria Freire)

e lembrem-se do Concurso de Lendas e Poesia ME! participem! até 30 de junho...

No mais, teria algumas boas notinhas para repassar mas, por problemas inerantes a mim e ao computador, rs, as perdi ,sem recaptura....
volto logo! chau,
t.

Nenhum comentário: