quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Queridos,

superando montão de obstáculos, aqui estou de novo!

Um convite, indicação da amadamiga Eliane Accioly Fonseca (SP):

Página Aberta realizará Fórum Literário Internacional

A revista literária Página Aberta promoverá o Fórum Literário Internacional nos dias 29 e 30 de setembro, das 14h às 19h, no auditório da Associação Comercial de Maceió, Palácio do Comércio, Jaraguá, Maceió, Alagoas, Brasil.
Serão palestrantes do fórum os escritores brasileiros Olga Savary, Pedro Maciel, José Castello e Antonio Carlos Secchin, e os estrangeiros Liliana Heer (Argentina) e Andrea Ragusa (Itália).
As palestras do fórum estão assim definidas: Olga Savary: “O Hai-kai e sua influência na poesia brasileira”; Pedro Maciel: “A vida vale pelos sonhos”; Liliana Heer: “A carne encarnada”; José Castello: “Literatura e enigma - uma reflexão a partir da obra de Clarice Lispector”; Andrea Ragusa: “O Modernismo brasileiro e a sombra de Leopardi”; Antonio Carlos Secchin: “Presença e ausência na literatura brasileira de João Cabral”.
São parceiros do Fórum Literário Internacional a Limpel, a Britex, o Sebrae-AL, o Banco do Nordeste, a Braskem e a Associação Comercial de Maceió.

Das inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 23 de setembro de 2011. As taxas de inscrição têm os seguintes valores: R$ 60,00 (Sessenta reais) profissional e R$ 30,00 (Trinta reais) estudante. Pedido de reserva e de inscrição pelo e-mailforumliterariointernacional@hotmail.com e pelo telefone(82) 9983-7659 begin_of_the_skype_highlighting            (82) 9983-7659      end_of_the_skype_highlighting            .





Sobre os palestrantes  

Olga Savary, poeta, escritora, jornalista, contista, romancista, ensaísta, crítica literária e tradutora paraense, é autora dos livros de poesia Espelho Provisório, Prêmio Jabuti (1971), SumidouroHai-kaisBerço Esplêndido e Magma (primeiro livro com temática erótica escrito por uma mulher no Brasil), entre outros. Traduziu mais de 50 obras de mestres hispano-americanos, entre os quais Pablo Neruda, Julio Cortázar, Octavio Paz e Mário Vargas Llosa, e os mestres japoneses do hai-kai.

Pedro Maciel, escritor e romancista mineiro, é autor dos romances A hora dos náufragosComo deixei de ser DeusRetornar com os pássaros e Previsões de um cego, livros que compõem e completam o conjunto da obra ficcional de uma tetralogia romanesca e que renovam a linguagem literária no panorama da ficção brasileira contemporânea.

Liliana Heer, poeta, romancista, ensaísta, crítica literária e psicanalista argentina, membro da Escuela de la Orientación Lacaniana e da Asociación Mundial de Psicoanálisis, é autora de relatos, de ensaios críticos e das novelas Bloyd, Prêmio Boris Vian (1984), Ángeles de VidrioNeón e El sol después, entre outras obras. Alguns de seus textos foram traduzidos para o inglês, o italiano, o francês e o sérvio.

José Castello, escritor, ensaísta, crítico literário e jornalista, é mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista do suplemento "Prosa & Verso", de O Globo, e colaborador do Valor Econômico e do mensário Rascunho. Mantém o blog "A literatura na poltrona" no Globo On Line. Publicou, entre outras obras, o romance Ribamar, o livro de ensaios A literatura na poltrona e O poeta da paixão, biografia de Vinicius de Moraes, Prêmio Jabuti (1995).

Andrea Ragusa, ensaísta, professor de língua italiana, pesquisador, crítico literário e tradutor italiano, é mestre e doutorando em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH) no contexto da literatura do século XIX, autor de vários ensaios de literatura comparada sobre os escritores universais e de estudos literários acerca dos escritores italianos e portugueses, destacando-se o ensaio Entre as dobras da solidão - Diálogos órficos entre Cesare Pavese e António Ramos Rosa.

Antonio Carlos Secchin, poeta, ensaísta e crítico literário, é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Doutor em Letras e professor titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro, publicou livros nos gêneros Poesia e Ensaio e organizou as antologias de João Cabral de Melo Neto e Cecília Meireles (edição do centenário), entre outros trabalhos e estudos que destacam a importância da literatura brasileira.

Quem puder, compareça. Quem me dera poder ir, parece ótimo !...


No mais, tenho algumas fotos de outros poetamigos:


João Diniz (BH)  e eu, Tânia, sem parentesco, além do poético, rs:

a super simpática, Vera Duarte, de Cabo Verde, e eu, Tânia


o (en)cantador, Leri Faria (BH) e eu, Tânia

 a excelente musicista, Maria Bragança (BH) e eu, Tânia


e os meninos do Rio, do jornal Plástico Bolha, Camila Justino, Lucas Viriato, eu -Tânia - e Augusto Guimaraens, que ainda compõe e canta lindamente, e é neto do poeticíssimo  Alphonsus de Guimaraens Filho...

5 comentários:

Eliane Accioly disse...

Tânia de Lis,

muito obrigada!!!!!!!!!!!!!
Sempre com você,

Lili

Eliane Accioly disse...

Hahahahahahaha!!!!:):):)

Fui um empurrão para você voltar a postar?
Se sim, fico muito orgulhosa e feliz!!!!

Bjs

hana disse...

Tânia:Estamos aguardando a antologia que ME vai organizar com os minicontos, lendas e poemas, fruto dos seus concursos.Em que quer que eu ajude?Posso começar a divulgar?Rsss...Deus dá asas a quem pode voar, qual você, amiga!
Boa semana:
Clevane

Eliane Accioly disse...

Querida Tânia de Liz,

passa pelo meu blog artes Plásticas e Literatura que tem homenagens/divulgação de Mulheres Emergentes; há contatos interessantes com blogueiros espalhados pelo mundo.
Estarei na antologia... o difícil é juntar, não é querida?
Quantas já fizemos!!!!!!!!!
Sempre com você!

Lili

*** disse...

Sem palavra melhor, meu super OBRIGADA!, sempre amadas amigas.
Sim, vamos agitar, Cle.
Bjos,
tânia