terça-feira, 15 de abril de 2014

E o 08 de março...

Para  comemorar o dia 8 de março deste ano,  
dia internacional da Mulher,
 associei-me 
ao movimento da amiga dominicana, Jael Uribe
Grito de Mulher
contra a violência contra a mulher, 
e criei dois eventos aqui em BH, 
uma manifestação poética 
sobre a violência contra a Mulher e uma amostra do feminino exuberante na pintura, literatura  música.
Para tanto, convidei várias amigas 
e foi uma delícia de encontros!

Vejam algumas notícias:

(Você pode conferir mais sobre Festival Grito de Mulher 2014 em
                      http://festivalgritodemulher.blogspot.com 
e eventos anteriores no redes sociais. Facebook y Twitter.)

- texto publicado no site do Grito de Mulher -

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil,a poeta e editora, ativista cultural e professora de idiomas,Tânia Diniz, é a idealizadora do mural poético Mulheres Emergentes, o sensual em cartaz, desde 1989 - um espaço que enfatiza o feminino e busca descobrir e publicar autores novos ao lado dos já consagrados- além de ser fonte de pesquisas
  
- o que vem cumprindo bem desde então. Com circulação internacional,  já organizou vários Concursos Internacionais de Poesia com  ótima acolhida e completa neste ano, 25 anos de paixão luta pela poesia.(www.mulheresemergentes.com /

concursodelendasme@gmail.com)

Neste dia 08 de março de 2014 , Tânia Diniz, pelo  Mulheres Emergentes, organizou dois eventos em parceria com o projeto Grito de Mujer, coordenado por Jael Uribe
Foi a primeira participação do  Brasil e para tanto,convidou algumas poetas amigas e artistas plásticas. A poeta,cantora, professora de inglês e escoteira, Lívia Tucci ajudou a coordenar. Os eventos constaram de uma exposição de poemas, ilustrados ou não, de Tânia Diniz; Livia Tucci;France Gripp, poeta, escritora de literatura infantil, professora universitária de inglês e literatura;Clevane Pessoa, psicóloga militante pelo feminino, ativista cultural, poeta e desenhista do Rio Grande do Norte, radicada em Minas Gerais e que pertence ao ME ; Neuza Ladeira,poeta e aquarelista sobrevivente da Tortura durante a Ditadura Militar brasileira, e Iara Abreu, artista visual,ilustradora e ativista cultura
l
, autora do projeto Aspectos Urbanos,onde ilustra poemas de inúmeros poetas

 nacionais e estrangeiros
 . 
E expôs desenhos e pinturas, das mesmas poetas Clevane, Neuza e Iara.Tudo mostrando as diversas faces da Mulher e protestos contra o desrespeito para  com ela. Além de um painel com notícias mundiais sobre a violência contra a mulher.
Pela manhã, às 10 hs, foi aberta a exposição no Centro Cultural do Padre Eustáquio, no bairro de mesmo nome - que se estenderá até 29 de março - com distribuição de poemas impressos, artisticamente dobrados, aos participantes. 
Às 18 hs, aconteceu a abertura  da 2a. exposição na Livraria Status,na praça Savassi, bairro Funcionários.
Foi um delicioso encontro de interação com o público!Também distribuíram poesia, se apresentaram no palco com a leitura dos poemas por todas, e canções lindamente interpretadas por Lívia. Foi uma noite feliz na  qual marcaram a presença poética da mulher, em homenagens e manifestação contra a violência. 
E seguimos nossa luta...
                                                                                                      (tânia diniz/ BH-Brasil)
  

vários países e visa comemorar a poesia das mulheres, o papel da mulher na sociedade, e para entregar mensagens de respeito, auto-estima e não violência contra a mulher, por meio de atividades de cultura e poesia. 

Próxima março de 2014 mais de trinta países irá adicionar suas vozes para a cadeia mundial de eventos no 4 º Festival Internacional de Poesia Grito de Mulher. A iniciativa nasceu na República Dominicana, se espalhou para vários países e visa comemorar a poesia das mulheres, o papel da mulher na sociedade, e para entregar mensagens de respeito, auto-estima e não violência contra a mulher, por meio de atividades de cultura e poesia. O Festival Grito de Mulher 2014 é uma cadeia de eventos com a participação simultânea de homens e mulheres de diferentes gerações. É organizado por Movimento Mulheres Poetas Internacional ( Mujeres Poetas Internacional, MPI , Inc.) e entusiasticamente abraçado por seguidores e membros de diferentes ambientes cultirais internacionales.

O Festival Grito de Mulher 2014 é promovido através de muitas redes sociais e reconhecido internacionalmente, contando com o apoio de importantes instituições em todo o mundo. Os principais objetivos do festival estão fornecendo uma plataforma para mulheres poetas talentosos que apóiam a causa, eo uso da arte e da poesia como uma ferramenta social para promover a não-violência contra a mulher. As entidades públicas e privadas apoiar a causa este ano de paises como: República Dominicana, Porto Rico , EUA, Canadá, Espanha, Argentina , México, Colômbia , Venezuela , Costa Rica , Equador, Nicarágua , Peru , Honduras, Haiti , Panamá, Bolívia , Chile, Portugal, França, Alemanha , Reino Unido, Rússia, Grécia, Itália , Israel, Marrocos , Austrália, Bósnia - Herzegovina , Tanzânia , Zimbábue, Nigéria, Gana , Angola , entre outros.

O primeiro Festival Internacional de Poesia Grito de Mulher foi realizado em honra de Susana Chávez, a poetisa mexicana assassinada em 2011, com a participação de 17 países e um total de 44 eventos realizados na Europa, EUA e América Latina. Em 2012, outras nacionalidades atingido fronteiras , incluindo a África ea Índia, com 30 e 95 países participantes de eventos nacionais programados. Os últimos 2013 mais de 100 eventos programados honrando Eram os paquistanês Malala Youfsuzai. Este 2014, novas nações aderiram a esta causa , em busca de um objetivo comum.

Você pode conferir mais sobre Festival Grito de Mulher 2014 emhttp://festivalgritodemulher.blogspot.com e eventos anteriores no redes sociais.Facebook y Twitter.

- algumas fotos -

esperando a vez do palco...

Lívia, Tânia e France


Iara, Tânia  e France.

      
   o painel de notícias (terríveis!) mundiais sobre a violência contra a Mulher,
mostrando nosso repúdio ...


MEs foram colocados em todos os ambientes da livraria, 
que também expõe vários objetos diferentes e interessantes 
como decoração...


Lívia, eu, Tânia, e minha cara-de-pau, cantando meus poemas musicados por ela, rs,
acompanhadas por Marcelo

* * *
a Expo da manhã:

Convite do site do  CCPE 
e aproveito, mais uma vez, para  agradecer o inestimável apoio 
da generosa equipe do CCPE, em especial a coordenadora (e poeta) Márcia Araújo.



eu (horrorosinha, rs), Tânia, e nossa exposição o Centro Cultural Padre Eustáquio, feita de poemas e notícias contra a violência contra a Mulher...


Lívia, conferindo os textos...


visão parcial da pilastra dedicada aos 25 anos do Mulheres Emergentes e eu, Tânia...

*  * * 

gentis Diplomas enviados por Jael Uribe a mim,Tânia, ME e Lívia!
 - além dos dedicados às participantes -



Maravilhoso poema de Clevane Pessoa (BH_MG) que enriqueceu nossas as nossas Exposições:



E já começamos a nos preparar para o próximo ano.... bye...   
td.


***

PARA VER NOSSA NOTÍCIA NO SITE GM:

http://festivalgritodemulher.blogspot.com/2014/03/grito-de-mulher-2014-belo-horizonte.html

*

Palavras da amiga Clevane:



Tânia Diniz, editora e poeta, responsável pelo jornal Mural de Poesia Mulheres Emergentes,de belo Horizonte, driblou problemas de saúde e participou de Grupo de Mulher, com duas ações:uma, no Centro Cultural Padre Eustáquio-CCPE e outro, na Livraria Status, com Lívia Tucci. Duas poetamigas muito estimadas e talentosas.
Clevane Pessoa.
bh  24.3.14



Eis o recado dela e as fotos: 




 https://docs.google.com/.../0Bx_wXTs.../edit

bjos, querida Cle.
tânia


4 comentários:

clevane pessoa disse...

O endereço da antologia organizada pela jael e onde estamos:Poemas Grito de Mulher 2014 Belo Horizonte Brazil ...
antologiagritodemujer.blogspot.com/.../poemas-grito-de-mulher-2014-b...‎
23/03/2014 - Poemas do festival Grito de Mulher 2014 Belo Horizonte Brazil, pelo .... Várias antologias nacionais e internacionais em português, francês, ...

clevane pessoa disse...

Querida Tânia, saudo-a por esse retorno e parabenizo-a pelo excelente trabalho no Dia da Mulher, aproveitando para mais uma vez agradecer pelo convite e pela inserção de meus poemas e desenhos na exposição que fez n o CCPE, aqui em Belo Horioznte(fotos acima).Quero crer que em 2015. estarmso juntas, mais uma vez, em Grito de Mulher, que agregou mulheresem longiquos países até ao nosso Brasil e nele, Minas Gerias.Congratulações a você, Lívia e Jael .Lembrando que dia de Mulher, também é todo odia de nossas vidas!Mas no 08/03, comemoramos, lutamos, reivindicamos em nossas áreas e possibilidaddes!Clevane Pessoa.

clevane pessoa disse...

textos revisados, Tânias.Sorry!Blogger clevane pessoa disse...
O endereço da antologia organizada pela Jael e onde estamos:"Poemas Grito de Mulher 2014 Belo Horizonte Brazil ...
antologiagritodemujer.blogspot.com/.../poemas-grito-de-mulher-2014-b...‎
23/03/2014 - Poemas do festival Grito de Mulher 2014 Belo Horizonte Brasil, pelo .... Várias antologias nacionais e internacionais em português, francês, ..."

16/04/2014 13:12:00/// clevane pessoa disse...
Querida Tânia, saudo-a por esse retorno e parabenizo-a pelo excelente trabalho no Dia da Mulher, aproveitando para mais uma vez agradecer pelo convite e pela inserção de meus poemas e desenhos na exposição que fez no CCPE, aqui em Belo Horizonte(fotos acima).Quero crer que em 2015. estaremso juntas, mais uma vez, em Grito de Mulher, que agregou mulheres em longiquos países até ao nosso Brasil e nele, Minas Gerais.Congratulações a você, Lívia e Jael .Lembrando que dia de Mulher, também é todo dia de nossas vidas!Mas no 08/03, comemoramos, lutamos, reivindicamos em nossas áreas e possibilidaddes!Clevane Pessoa.

*** disse...

Gracias mujer, esta fantastico!

aqui esta el enlace de la publicacion:

http://festivalgritodemulher.blogspot.com/2014/03/grito-de-mulher-2014-belo-horizonte.html

JAel Uribe
18.MAR.14 Santo Domingo
1