terça-feira, 15 de abril de 2014

E o 08 de março...

Para  comemorar o dia 8 de março deste ano,  
dia internacional da Mulher,
 associei-me 
ao movimento da amiga dominicana, Jael Uribe
Grito de Mulher
contra a violência contra a mulher, 
e criei dois eventos aqui em BH, 
uma manifestação poética 
sobre a violência contra a Mulher e uma amostra do feminino exuberante na pintura, literatura  música.
Para tanto, convidei várias amigas 
e foi uma delícia de encontros!

Vejam algumas notícias:

(Você pode conferir mais sobre Festival Grito de Mulher 2014 em
                      http://festivalgritodemulher.blogspot.com 
e eventos anteriores no redes sociais. Facebook y Twitter.)

- texto publicado no site do Grito de Mulher -

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil,a poeta e editora, ativista cultural e professora de idiomas,Tânia Diniz, é a idealizadora do mural poético Mulheres Emergentes, o sensual em cartaz, desde 1989 - um espaço que enfatiza o feminino e busca descobrir e publicar autores novos ao lado dos já consagrados- além de ser fonte de pesquisas
  
- o que vem cumprindo bem desde então. Com circulação internacional,  já organizou vários Concursos Internacionais de Poesia com  ótima acolhida e completa neste ano, 25 anos de paixão luta pela poesia.(www.mulheresemergentes.com /

concursodelendasme@gmail.com)

Neste dia 08 de março de 2014 , Tânia Diniz, pelo  Mulheres Emergentes, organizou dois eventos em parceria com o projeto Grito de Mujer, coordenado por Jael Uribe
Foi a primeira participação do  Brasil e para tanto,convidou algumas poetas amigas e artistas plásticas. A poeta,cantora, professora de inglês e escoteira, Lívia Tucci ajudou a coordenar. Os eventos constaram de uma exposição de poemas, ilustrados ou não, de Tânia Diniz; Livia Tucci;France Gripp, poeta, escritora de literatura infantil, professora universitária de inglês e literatura;Clevane Pessoa, psicóloga militante pelo feminino, ativista cultural, poeta e desenhista do Rio Grande do Norte, radicada em Minas Gerais e que pertence ao ME ; Neuza Ladeira,poeta e aquarelista sobrevivente da Tortura durante a Ditadura Militar brasileira, e Iara Abreu, artista visual,ilustradora e ativista cultura
l
, autora do projeto Aspectos Urbanos,onde ilustra poemas de inúmeros poetas

 nacionais e estrangeiros
 . 
E expôs desenhos e pinturas, das mesmas poetas Clevane, Neuza e Iara.Tudo mostrando as diversas faces da Mulher e protestos contra o desrespeito para  com ela. Além de um painel com notícias mundiais sobre a violência contra a mulher.
Pela manhã, às 10 hs, foi aberta a exposição no Centro Cultural do Padre Eustáquio, no bairro de mesmo nome - que se estenderá até 29 de março - com distribuição de poemas impressos, artisticamente dobrados, aos participantes. 
Às 18 hs, aconteceu a abertura  da 2a. exposição na Livraria Status,na praça Savassi, bairro Funcionários.
Foi um delicioso encontro de interação com o público!Também distribuíram poesia, se apresentaram no palco com a leitura dos poemas por todas, e canções lindamente interpretadas por Lívia. Foi uma noite feliz na  qual marcaram a presença poética da mulher, em homenagens e manifestação contra a violência. 
E seguimos nossa luta...
                                                                                                      (tânia diniz/ BH-Brasil)
  

vários países e visa comemorar a poesia das mulheres, o papel da mulher na sociedade, e para entregar mensagens de respeito, auto-estima e não violência contra a mulher, por meio de atividades de cultura e poesia. 

Próxima março de 2014 mais de trinta países irá adicionar suas vozes para a cadeia mundial de eventos no 4 º Festival Internacional de Poesia Grito de Mulher. A iniciativa nasceu na República Dominicana, se espalhou para vários países e visa comemorar a poesia das mulheres, o papel da mulher na sociedade, e para entregar mensagens de respeito, auto-estima e não violência contra a mulher, por meio de atividades de cultura e poesia. O Festival Grito de Mulher 2014 é uma cadeia de eventos com a participação simultânea de homens e mulheres de diferentes gerações. É organizado por Movimento Mulheres Poetas Internacional ( Mujeres Poetas Internacional, MPI , Inc.) e entusiasticamente abraçado por seguidores e membros de diferentes ambientes cultirais internacionales.

O Festival Grito de Mulher 2014 é promovido através de muitas redes sociais e reconhecido internacionalmente, contando com o apoio de importantes instituições em todo o mundo. Os principais objetivos do festival estão fornecendo uma plataforma para mulheres poetas talentosos que apóiam a causa, eo uso da arte e da poesia como uma ferramenta social para promover a não-violência contra a mulher. As entidades públicas e privadas apoiar a causa este ano de paises como: República Dominicana, Porto Rico , EUA, Canadá, Espanha, Argentina , México, Colômbia , Venezuela , Costa Rica , Equador, Nicarágua , Peru , Honduras, Haiti , Panamá, Bolívia , Chile, Portugal, França, Alemanha , Reino Unido, Rússia, Grécia, Itália , Israel, Marrocos , Austrália, Bósnia - Herzegovina , Tanzânia , Zimbábue, Nigéria, Gana , Angola , entre outros.

O primeiro Festival Internacional de Poesia Grito de Mulher foi realizado em honra de Susana Chávez, a poetisa mexicana assassinada em 2011, com a participação de 17 países e um total de 44 eventos realizados na Europa, EUA e América Latina. Em 2012, outras nacionalidades atingido fronteiras , incluindo a África ea Índia, com 30 e 95 países participantes de eventos nacionais programados. Os últimos 2013 mais de 100 eventos programados honrando Eram os paquistanês Malala Youfsuzai. Este 2014, novas nações aderiram a esta causa , em busca de um objetivo comum.

Você pode conferir mais sobre Festival Grito de Mulher 2014 emhttp://festivalgritodemulher.blogspot.com e eventos anteriores no redes sociais.Facebook y Twitter.

- algumas fotos -

esperando a vez do palco...

Lívia, Tânia e France


Iara, Tânia  e France.

      
   o painel de notícias (terríveis!) mundiais sobre a violência contra a Mulher,
mostrando nosso repúdio ...


MEs foram colocados em todos os ambientes da livraria, 
que também expõe vários objetos diferentes e interessantes 
como decoração...


Lívia, eu, Tânia, e minha cara-de-pau, cantando meus poemas musicados por ela, rs,
acompanhadas por Marcelo

* * *
a Expo da manhã:

Convite do site do  CCPE 
e aproveito, mais uma vez, para  agradecer o inestimável apoio 
da generosa equipe do CCPE, em especial a coordenadora (e poeta) Márcia Araújo.



eu (horrorosinha, rs), Tânia, e nossa exposição o Centro Cultural Padre Eustáquio, feita de poemas e notícias contra a violência contra a Mulher...


Lívia, conferindo os textos...


visão parcial da pilastra dedicada aos 25 anos do Mulheres Emergentes e eu, Tânia...

*  * * 

gentis Diplomas enviados por Jael Uribe a mim,Tânia, ME e Lívia!
 - além dos dedicados às participantes -



Maravilhoso poema de Clevane Pessoa (BH_MG) que enriqueceu nossas as nossas Exposições:



E já começamos a nos preparar para o próximo ano.... bye...   
td.


***

PARA VER NOSSA NOTÍCIA NO SITE GM:

http://festivalgritodemulher.blogspot.com/2014/03/grito-de-mulher-2014-belo-horizonte.html

*

Palavras da amiga Clevane:



Tânia Diniz, editora e poeta, responsável pelo jornal Mural de Poesia Mulheres Emergentes,de belo Horizonte, driblou problemas de saúde e participou de Grupo de Mulher, com duas ações:uma, no Centro Cultural Padre Eustáquio-CCPE e outro, na Livraria Status, com Lívia Tucci. Duas poetamigas muito estimadas e talentosas.
Clevane Pessoa.
bh  24.3.14



Eis o recado dela e as fotos: 




 https://docs.google.com/.../0Bx_wXTs.../edit

bjos, querida Cle.
tânia